fbpx

Quem é esse Deus que cuida dos seus?

Quantas vezes você parou para olhar as estrelas, o mar ou alguma paisagem, na busca de entender o tamanho poder de Deus? 

Você já se percebeu pensando em quem é Deus de fato? 

Davi, muito antes dos estudos da ciência e da astronomia, já fez isso. Ele chegou a uma conclusão que ainda hoje é um grande desafio para as comunidades científicas “… que é o homem para que te lembres dele?” (SL 8:4). Imagine que Davi estava sentado, no meio do pasto, entre as ovelhas. Um trabalho tão humilde, mas que foi tão necessário para o treino dele. As habilidades aprendidas nessa época e sua relação pessoal com Deus, tornaram-no rei de Israel. 

Dentro de cada um de nós existe a semente da fé. A capacidade de fortalecer a esperança, desenvolver alegria e construir uma vida pautada pela gratidão. O maior problema que enfrentamos durante a caminhada é que depositamos nossa confiança em coisas e pessoas. Não pode existir escolha mais devastadora. Imagine quantas pessoas que hoje carregam amargura, tristeza, inimizade, entre outras aflições, porque alguém as feriu. Uma situação de conflito com pessoas próximas que gerou falta de perdão. Tenho certeza de que você consegue pensar e lembrar de situações que muitas vezes podem estar rodeando a sua própria vida. 

Mas meu propósito aqui hoje é ajudar você a desenvolver a visão de Davi: Enxergar além das circunstâncias. 

  1. A vida é frágil – Nossa vida é como um sopro. Nenhum de nós pode ter certeza de que esta noite voltará para sua casa. Podemos fazer muitos planos de viajar, estudar e trabalhar, mas se por exemplo, formos surpreendidos por uma forte chuva ou um vendaval, o compromisso precisará ser adiado. Se alguma enfermidade nos acomete, quantos planos são interrompidos? Aquela urgência dos compromissos pode ser resumida a horas de espera em um hospital. Quantas pessoas com idade superior a 95 anos você conhece?

Existem árvores com mais de 4 mil anos, você sabia?   O  Methuselah é um pinheiro bristlecone antigo localizado nas montanhas brancas da Califórnia. Esta árvore é a mais antiga árvore não clonal conhecida no mundo. Em 2023, Matusalém tem aproximadamente 4855 anos. Há também outro pinheiro bristlecone na Floresta Nacional de Inyo, que se acredita ser mais antigo que esta árvore. 

Perceba que em meio a toda criação, não vivemos tanto tempo assim, nosso tempo é curto e por isso nossos planos devem estar alinhados com o tempo e os planos de Deus a nosso respeito. 

 

  1. Tudo o que você tem não é seu – Quando visitei o Egito, tive a oportunidade de ir até as pirâmides. Certamente uma das grandes maravilhas que o homem foi capaz de construir. Diante de toda aquela grandeza, existe um enorme vazio. Isso porque as Pirâmides do Egito são tumbas. Você sabia? Os Faraós construíram para que ali fossem enterrados com todos os seus tesouros mais valiosos. Não sei o fim desses tais tesouros, muitos certamente estão nos museus do Cairo, e dos faraós, restaram algumas múmias embalsamadas, ossos e poeira. O plano não deu certo. Construir riquezas materiais ao longo da vida não lhe trará segurança quando o seu tempo encerrar. Tudo que você tem um dia se tornará poeira. Diante da brevidade da vida, aproveite ao máximo cada dia. Faça valer a pena. Lembre-se de que o Criador tem um propósito único a seu respeito, esforce-se para descobrir e vivê-lo intensamente.

Em Jeremias 17.5, lemos: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor”. 

Deus está nos ensinando que é infeliz o homem que deposita sua esperança e confiança em homens, em coisas, quem se acha capaz de resolver tudo pela própria força, quem desconsidera o Criador, com desprezo, como se Ele não tivesse valor, como se Ele não fosse necessário e soberano. 

Se voltarmos a Davi, veremos que ele estava longe de ser um homem perfeito, porém ele era uma pessoa sincera, fiel e leal aos seus amigos. Mas, principalmente, Davi era sensível à voz de Deus. 

O rei Davi era alguém que tinha seu coração completamente inclinado a Deus. Ele sabia de sua condição humana limitada diante de um Deus Todo-Poderoso. Dessa forma, ele era verdadeiro em se arrepender e buscar o favor divino. 

Ele estabeleceu um poderoso exército profissional. Conquistou vitórias lendárias contra os edomitas, filisteus, cananeus e tantos outros povos.  Edificou estradas e fortaleceu rotas comerciais. Suas ações trouxeram grande prosperidade ao povo de Israel. Escreveu muitos salmos, deixou um legado de amor e entrega que após centenas de anos, continua a inspirar e ensinar pessoas. Ele poderia ter se limitado àquele pasto e às aflições e dificuldades da vida diária, mas essa não foi a escolha dele.  

Olhar para o céu, conhecer e caminhar com o Criador, mudou tudo. Mudou a sua vida e a história de centenas de milhares. Ele sabia que Deus se lembrava dele. Uma das descrições mais conhecidas sobre quem foi Davi está registrada no livro de Atos dos Apóstolos. Nela, lemos que o rei Davi era um homem “segundo o coração de Deus” (Atos 13:22).  

E você, vive como alguém que foi e é diariamente lembrado por Deus? O Criador se lembrou de você e o abençoou. Viva essa verdade! 

Adriana L. Moreira. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, é muito fácil!