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LABORATÓRIOS

Laboratório ciências

O processo de construção do conhecimento científico passa por diversas etapas durante o seu desenvolvimento. Uma dessas etapas é o laboratório de ciências, que envolve as áreas de química, física, biologia e matemática.
O espaço do laboratório permite ao estudante estar em contato com diversos equipamentos específicos da área, aprendendo seus respectivos nomes e a como manuseá-los da maneira correta. Mais do que desenvolver experiências com objetivos específicos, o laboratório de ciências visa desenvolver a capacidade criativa e de raciocínio nos alunos, aplicando de forma prática os conceitos estudados em sala de aula.
Nosso laboratório está equipado com equipamentos de alta qualidade garantindo aos estudantes o contato com procedimentos laboratoriais de padrão elevado, sendo inclusive um bom espaço para iniciação de conceitos de nível universitário.

PROPOSTA DE TRABALHO

Em nosso laboratório os alunos trabalham geralmente em equipe utilizando bancadas separadas para fazer suas pesquisas e experiências. Esta organização garante que todos os alunos tenham contato com o material a ser utilizado e que participem de maneira ativa nas aulas práticas.
O laboratório de ciências tem o acesso disponível à todos os níveis escolares, sendo que é a partir do Ensino Fundamental II que as aulas dentro do laboratório passam a ser mais frequentes.
Para os alunos do Ensino Fundamental I e II a utilização do laboratório é feita por meio de experiências e pesquisas guiadas pelos professores responsáveis, sempre procurando manter a qualidade do aprendizado e a segurança dos alunos.
Os alunos do Ensino Médio fazem uso do laboratório de ciências com maior regularidade uma vez que possuem mais disciplinas relacionadas ao uso dos equipamentos que ali estão.
A proposta para o Ensino Médio é que além de roteiros guiados, os próprios alunos façam uso do laboratório desenvolvendo pesquisas por conta própria, sem roteiros específicos, instigando-os a pensar e a pesquisar conteúdos e soluções dentro dos conteúdos e de acordo com seus interesses pessoais.

OBJETIVO DAS AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

–  Instigar a produção de conhecimento científico;
–  Estimular o apreço pelas ciências e carreiras científicas;
–  Desenvolver habilidades de uso de equipamentos laboratoriais com segurança;
–  Promover o conhecimento científico de forma prática;
–  Possibilitar aulas práticas nas diversas áreas da ciência com uso adequado de equipamentos;
–  Desenvolver autonomia nos alunos com relação à utilização dos materiais disponíveis.

LAB maker

Quando um desejo pessoal o leva a aprender algo usando as mãos, desencadeia-se um processo complicado que gera uma poderosa carga emocional. Usar as mãos “libera” pensamentos que estão presos em sua cabeça.
O que você aprende ao criar metáforas tridimensionais cala muito mais fundo em sua mente do que você aprenderia por meio de simples palavras ou imagens bidimensionais. Os pensamentos que são “construídos” tendem a ser expressos em maiores detalhes e são mais facilmente compreendidos.
O trabalho no Lab Maker visa levar o aluno a PESQUISAR, QUESTIONAR, RACIOCINAR, RELACIONAR e a sair da teoria para a prática usando ensinamentos obtidos em sala de aula, na vivência cotidiana, nos relacionamentos, nos conceitos e valores.
Possibilita que a criança e o adolescente, seja capaz de interagir com a realidade e desenvolva a capacidade para formular e equacionar problemas.

“A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra, projetistas, bordadores, tecelões… Eram capazes para projetar e executar qualquer trabalho “.
Êxodo 35:35

PROPOSTA DE TRABALHO

– É utilizado como recurso para os alunos da Educação Infantil ao 9º ano;
– Aulas realizadas de acordo com o currículo de cada turma;
– Proposta de atividade e montagem realizada em duas aulas;
– Recursos utilizados: peças LEGO e MINDSTORMS, microscópio, sucatas, material alternativo (papel, tinta, miçangas, linha, retalhos, botões…), vídeos, caixa de som, microfone, computador, internet e etc;
– Aula desenvolvida com formação de equipes e distribuição de funções; com registro coletivo e/ou individual;
– Funções: relator, construtor, organizador e apresentador.

OBJETIVO DAS AULAS NO LAB Maker

– Oportunizar um novo ambiente de aprendizagem capaz de integrar conceitos de diversas áreas de conhecimento;
– Utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de seus projetos;
– Promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo;
– Estimular o crescimento individual através da troca de projetos e ideias;
– Levar o aluno a reconhecer que os erros podem gerar um processo de reflexão o que permitirá sua correção e garantirá maior segurança na resolução de problemas;
– Desenvolver o senso de responsabilidade e despertar a curiosidade;
– Desenvolver a confiança e auto-estima;
– Reconhecer a contribuição pessoal de cada um dos integrantes das equipes;
– Aprimorar a motricidade, através da execução de trabalhos manuais;
– Refletir sobre o erro e perder o medo de errar;
– Praticar a reciclagem de materiais;
– Aprender a trabalhar com diferentes materiais e ferramentas;
– Trabalhar de maneira cooperativa.

ETAPAS DE TRABALHO

– Formar equipe;
– Definir as funções;
– Escolher um nome para o grupo;
– Elaborar o projeto;
– Guardar o material que não foi usado;
– Executar a construção;
– Apresentar a montagem;
– Desmontar e organizar todo o material.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

A Informática Educacional surge como facilitadora do processo de aprendizagem. Participando das aulas é possível aprender sobre a informática e com a informática, ou seja, por meio de conteúdos específicos das várias disciplinas, ampliamos o conhecimento científico e tecnológico. Aprender sobre um programa é apenas consequência. O importante é o tema pesquisado e desenvolvido, desde que seja incentivado e avaliado pelas disciplinas envolvidas.
A informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento.
No laboratório de Informática Educacional (LIE) as atividades propostas e os recursos oferecidos ao aluno são pensados de forma a promover uma aula agradável, que não poderia ocorrer da mesma forma, sem utilizar o computador. O uso da tecnologia é uma necessidade para o mundo do trabalho e ao mesmo tempo serve como orientação para buscar a informação e aprender o que fazer com essa informação.

PROPOSTA DE TRABALHO

– É utilizado como recurso pedagógico para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
– As aulas são desenvolvidas em parceria com os professores regentes e de acordo com o currículo de cada turma, tendo o objetivo de contribuir para a aprendizagem do conteúdo já explorado em sala;
– Os recursos tecnológicos/pedagógicos utilizados no LIE são: internet, vídeos, projetor multimídia, fones de ouvidos, jogos online, pesquisa de imagens/textos, exercícios, atividades e etc;
– A proposta de atividade é realizada no período de 1 hora/aula, sendo orientadas diretamente pelas professoras do LIE. O professor regente de turma tem autonomia para utilizar este espaço além deste momento específico de acordo com seu planejamento e horário pré-agendado;
– O aluno executa as atividades individualmente ou em dupla (dependendo da orientação do professor);
– O registro das atividades pode ser individual ou coletivo. Na impressão coletiva são apresentados os itens explorados relacionadas ao conteúdo (realizado pela professora do laboratório); na individual cada aluno imprime sua produção;
– Participar das atividades propostas, segundo a orientação dos professores, bem como cumprindo a constituição deste espaço.

OBJETIVO DAS AULAS LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

– Usar a sala de Informática como local de desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade;
– Utilizar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem;
– Inserir o aluno no contexto da sociedade pós-moderna;
– Utilizar o computador como ferramenta nas tarefas do dia-a-dia;
– Oportunizar um novo ambiente de aprendizagem capaz de integrar conceitos de diversas áreas de conhecimento;
– Empregar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de seus projetos;
– Capacitar o aluno para o mercado de trabalho;
– Desenvolver o senso de responsabilidade e despertar a curiosidade; bem como a confiança e auto-estima.
– Aprimorar as habilidades de motricidade, através do uso do teclado e do mouse;
– Trabalhar de maneira cooperativa e coletiva.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, é muito fácil!