fbpx

Ensino Fundamental I

As formas e estilos de ensinar sugeridas para esta fase favorecem a motivação, colocando os alunos diante de propostas de ação e reflexão com as quais são instigados a perguntar e resolver situações-problemas.
Dentro da metodologia de pesquisar, relacionar, raciocinar e registrar enfatiza-se um contexto de trabalho que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio das quais as relações humanas propiciam o desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende, cumprindo, assim, o nosso propósito de uma formação integral.

Horário de aula matutino: 07h30 às 11h48
Horário de aula vespertino: 13h30 às 17h48

FESTAS

1º ano – Festa das Letras
Nessa festa, os alunos do 1º ano comemoram o processo de alfabetização.

2º ano – Festa do Livro
No 2º ano os alunos escrevem um livro com muitas histórias, introduzindo os pequenos a criação de redação.

3º ano – Festa Projeto Livro Blumenau
Os alunos aprendem sobre a história da nossa maravilhosa cidade, e comemoram com muita diversão o aprendizado no fim do ano.

4º ano – Festa da Caneta
Nessa festa, os alunos comemoram o aprendizado quanto ao uso da caneta.

5º ano – Festa Pessach
Neste ano que os alunos passam do Ensino Fundamental I ao Ensino Fundamental II, e é comemorado a mudança de uma etapa na vida de nossos alunos.

PROJETOS

1º ano – Projeto Nossas Receitas
A culinária está presente nas mais diversas famílias do mundo. Em muitas culturas, as receitas são responsáveis por trazer alegria e união à família.
O projeto Nossas Receitas é parte do processo de alfabetização, estimulando a criatividade, relacionando situações concretas e significativas à realidade do aluno, de forma prazerosa e lúdica.

3º ano – Projeto Blumenau

A realização do projeto tem como missão estimular nos alunos o interesse em conhecer, com mais profundidade, a história do município de Blumenau. Através de aulas-passeio em locais turísticos é possível reviver o passado da cidade. A observação de elementos históricos expostos nos museus e em pontos turísticos locais permite o aprendizado significativo e lúdico; pois ao realizarmos o estudo de história, devemos considerar o seu elemento fundamental: o tempo. Sem o tempo e o seu passar, não haveria a história e, é esse mergulho na história que servirá para reforçar as lembranças promovendo o resgate histórico e oportunizando melhorias na construção e no direcionamento de aprendizados para o futuro.
Durante a aplicação do projeto, os alunos conseguem perceber e comparar a relação entre a história bíblica que relata o chamamento de Moisés. Deus, continua escolhendo indivíduos para cumprir o seu propósito ao longo da história. Podemos perceber esse agir de Deus ao pesquisarmos sobre a história da colonização do município de Blumenau. Ele é o criador do tempo e do espaço, como Deus supremo, transcendente, autossuficiente, autoexistente e pessoal que saiu da eternidade para inaugurar a História da cidade de Blumenau.
Dentro da linha de pensamento e raciocínio podemos relacionar que, como o povo hebreu emigrou do Egito para Canaã, a terra prometida, o fundador Hermann Bruno Otto Blumenau emigrou da Alemanha em busca da terra dos seus sonhos: Blumenau, a nossa terra prometida!

4º ano – Projeto Santa Catarina
A turma do 4º ano trabalha na disciplina de história e geografia, o projeto “Santa Catarina”, onde despertamos no educando a curiosidade de conhecer melhor o estado em que moramos. Abordamos temas e fatos importantes que marcaram a história de Santa Catarina, fazendo com que aluno pesquise, relacione e registre esses acontecimentos. Para finalizar o projeto e concretizar os estudos realizados durante o ano, é realizado um passeio à cidade e capital do estado Florianópolis, onde os alunos podem presenciar parte do que aprenderam.

5º ano – Projeto Brasil
Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. É a história de Deus sobre o homem. Através dos acontecimentos históricos mostramos a intervenção de Deus na vida dos indivíduos, famílias, povos e nações. A história está ligada a dimensão do tempo. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas. Por esta razão, a turma do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Shalom, realiza anualmente o passeio pedagógico para a cidade de São Francisco do Sul, a mais antiga do Estado de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil. Colonizada pelos portugueses, espanhóis e açorianos, sua primeira ocupação, foi feita temporariamente por espanhóis por volta de 1553. Hoje, a herança cultural da aventura desses pioneiros pode ser conferida nas festas típicas, nos costumes, na culinária, e, principalmente, na arquitetura… Numa volta pelo centro da cidade, é possível admirar casarões e monumentos bem conservados ou restaurados que preservam a memória dos tempos antigos..

OBA

Projeto realizado durante as aulas dos laboratórios de práticas pedagógicas e informática.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio participam da OBA e da MOBFOG. A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da escola, tem uma única fase e é realizada durante o ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação e os alunos com as melhores notas nas provas recebem medalhas.
www.oba.org.br

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, é muito fácil!