Ao pensar na volta às aulas, muitas famílias podem ter dúvidas sobre como recuperar a rotina e de que forma é possível ter um retorno mais tranquilo e fluido.
Pensando nisso, a equipe do Colégio Shalom preparou este guia prático com dicas e sugestões que podem ajudar a todos. Confira!
Dicas para um retorno tranquilo na volta às aulas
É com imensa alegria que recebemos nossos alunos nesta volta às aulas. Esse momento, repleto de mudanças e que está intimamente relacionado ao início de um novo ciclo, nos traz a oportunidade de recomeçar e de fortalecer ainda mais princípios e conhecimentos valiosos para a nossa vida.
E para que tudo isso aconteça da forma mais fluida possível, separamos algumas dicas que podem ser certeiras para o retorno de todos:
1. Retornem à rotina de forma consistente
Durante as férias, é comum que as crianças e os adolescentes acabem escapando, ao menos um pouco, da rotina de sono e alimentação.
Por isso, é importante que a família ajude a retornar à rotina. É o caso de incentivar que vá para a cama mais cedo, bem como estimular que já deixe todo o material arrumado. Com o passar dos dias, a rotina é retomada com mais facilidade quando se tem apoio e auxílio da família para toda a organização.
O mesmo vale para a alimentação: restabeleçam os horários das refeições e organizem, em conjunto, se possível, um cardápio para a semana, para que tudo volte ao “normal”.
2. Esteja presente e seja paciente com o seu filho na volta às aulas
O retorno às aulas pode ser um desafio para algumas crianças e adolescentes, afinal, uma nova fase está começando.
Por conta disso, a família precisa exercitar a paciência e se mostrar presente nessa jornada das crianças e dos jovens.
Além disso, aproveite esse momento para incentivar o retorno às aulas, explicando a importância da formação escolar, do convívio com os amigos e de todas as experiências positivas que podem ser vividas na escola.
3. Ajude seu filho na organização e criem um checklist
Depois de tanto tempo sem se preocupar com tarefas escolares, materiais e horários de estudo, os alunos podem se sentir um pouco “perdidos” com relação à organização.
Nesses casos, os pais e a família têm o papel de auxiliar nesse processo, montando um checklist sobre os materiais que devem ser levados, o horário que o banho deve ser tomado, o momento que o café da manhã deve ser preparado, e assim por diante.
Esse checklist pode ajudar a estabelecer uma rotina nesta nova jornada que se inicia.
4. Auxilie no gerenciamento da ansiedade
Especialmente no caso dos adolescentes, a ansiedade pode aparecer na volta às aulas. Os pais, com a maturidade emocional que já possuem, podem auxiliar no gerenciamento dessa ansiedade.
Para isso, é importante conversar sobre os sentimentos e emoções dos filhos, ajudando-os a nomear aquilo que os afligem.
Por exemplo, se há receio com relação aos novos colegas da turma, converse sobre o quanto isso é natural e o quanto essa ansiedade tende a passar, de forma gradativa, à medida que vivemos um dia de cada vez.
Além disso, lembre-se de que as emoções e os sentimentos que surgem nesta fase, por “menores” que possam parecer para um adulto, podem ser bem significativos para os jovens e merecem ser validados.
Assim, torna-se mais fácil para as crianças e adolescentes compreenderem o que estão sentindo e o que podem fazer com esses sentimentos, uma vez que recebem o apoio necessário frente aos seus medos e angústias. Pense nisso!
Esperamos que essas dicas possam ser úteis nesta jornada que, juntos, iremos desbravar nos próximos meses. Às famílias, nosso agradecimento pela confiança e dedicação de sempre. Que tenhamos um ano incrível!