Em especial a esse mês das mulheres, vamos falar um pouco sobre beleza? Afinal, se somos a imagem e semelhança de Deus, nosso Criador, então toda beleza e perfeição reside em cada um de nós.
A beleza vem de Deus. Toda beleza que vemos ao nosso redor são belas porque refletem Deus. Da mesma forma, as coisas horríveis que vemos no mundo, são assim pois refletem a ausência dessa característica do Criador.
Nas palavras de Cynthia Pearl Maus (1880-1970): Deus forjou beleza na estrutura do universo. Beleza é a alta forma de justiça. Beleza e verdade não estão separadas no mundo de Deus, e elas não devem estar no pensamento humano… Deus, que teve tanto cuidado para pintar um lírio quanto para formar as colinas eternas, juntou-se à verdade e à beleza na santa união; e o que Deus juntou o homem não deve tentar colocar em pedaços, porque a beleza tem um valor moral para a verdade.
O que é belo está intimamente ligado à verdade e a bondade. Observe, por exemplo, quando uma mãe calorosamente abraça seu filho, parte da beleza encontrada nesse gesto está associada à verdade que ele expressa. A mãe ama incondicionalmente, ela protege, cuida e zela pelo bem estar de seu filho.
Recebemos a tarefa de criar uma cultura embasada na compaixão e no amor. Relativistas afirmam que “a beleza está nos olhos de quem vê” mas a beleza absoluta tem um padrão objetivo: a glória e o esplendor de Deus. A verdadeira beleza é permeada pela verdade e bondade, assim como Deus é bonito, verdadeiro e bom.
Mesmo em meio aos desafios diários no trabalho, no trânsito, nos afazeres domésticos, mais beleza pode ser trazida, na expressão de um espírito manso e humilde, o que é agradável aos olhos do Criador.
Somos todos criadores de beleza, desafiados a criar beleza com as marcas da bondade e verdade. Desfrutamos dessa oportunidade em nossas casas enquanto preparamos e apresentamos refeições, enquanto decoramos. No trabalho podemos criar um local esteticamente agradável com música, arte e plantas. A fábrica pode ser um ambiente limpo e saudável para os trabalhadores com respingos de beleza.
“Não se preocupem com a beleza exterior obtida com penteados extravagantes, joias caras e roupas bonitas. Em vez disso, vistam-se com a beleza que vem de dentro e que não desaparece, a beleza de um espírito amável e sereno, tão precioso para Deus.”
1 Pedro 3:3-4
Em suas relações, as pessoas contribuem para a cultura da beleza, que edifica e por isso te convido: Sejamos criadores da beleza. Vivamos as ordens morais, à medida que antecipamos o cumprimento do reino de Deus.
Adriana L. Moreira – Direção Geral
Texto embasado no – Emancipando o mundo Darrow Miller