Com o início das atividades escolares, a semana começou a ficar mais densa. Agora a rotina está sendo retomada e os sinais de cansaço logo aparecem. Pensando em construir um ano diferente, estou parando aqui pra escrever um pouco, compartilhar algumas reflexões que poderão quem sabe, ajudar você a ter um 2022 mais leve e bem sucedido.
Qual é o seu maior tesouro? O que deveria ocupar o centro da sua atenção? Temos muitas ocupações e preocupações, as responsabilidades na maioria das vezes adentram a nossa rotina e tudo funciona no piloto automático. O fato é que a vida é seu maior tesouro. Sem ela, não temos nada e não somos nada. E ter vida sem qualidade, ainda que estejamos vivos, não faz sentido, não ter alegria, saúde e prazer de viver.
Sem qualidade de vida, os ricos se tornam miseráveis; os fortes, frágeis. Será que cuidamos com seriedade da nossa qualidade de vida como cuidamos de outras coisas? Observe a sua experiência de vida, o que você tem feito para ser uma pessoa mais alegre e segura? Como você administra a ansiedade, irritabilidade?
Desenvolvemos a tecnologia do lazer como nenhuma outra geração, mas não desenvolvemos tecnologia psíquica e educacional para nos transformar, para abastecer a nossa emoção com descanso, alegria e bem-estar. Vivemos em uma sociedade de contrastes, protegemos nossas casas com grandes portões e grades, no entanto não sabemos como proteger a nossa emoção contra as dificuldades e preocupações da vida. Milhares de pessoas acordam cansadas, não aquietam sua mente, não param de pensar, não viajam pra dentro de si mesmas. Esses cenários revelam que desenvolver saúde emocional e qualidade de vida é urgente.
Se você deseja percorrer esse caminho, inicie buscando a sabedoria, pois a vida é muito breve. Medite sobre essa lição, e coloque em prática:
Provérbios 2.1-9
“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no seu coração os meus mandamentos; se você der ouvidos à sabedoria e inclinar o seu coração ao entendimento; sim, se você pedir inteligência e gritar por entendimento; se buscar a sabedoria como a prata e a procurar como se procuram tesouros escondidos, então você entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que andam com integridade, guardando as veredas da justiça e conservando o caminho dos seus santos. Então você entenderá a justiça, o juízo e a equidade e todas as boas veredas.”
O texto nos ensina que a sabedoria deve ser buscada. Não podemos apenas esperar, mas “se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida” (Tiago 1.5). Ser sábio não significa ser perfeito, não falhar, não chorar e não ter momentos de fragilidade. Ser sábio é aprender a usar a dor e as lutas como oportunidade de aprender lições, cada erro uma ocasião para corrigir rotas e cada fracasso como uma chance de ter mais coragem.
Existe promessa de bênçãos para quem deseja ser sábio. Veja a seguir:
Provérbios 2.10-12
“Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma.
O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.
A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas”
Provérbios 2.20-21
“A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos.
Pois os justos habitarão na terra, e os íntegros nela permanecerão;”
Ser sábio é o primeiro passo para desfrutar de uma vida com qualidade e paz. Quando procuramos ser sábios antes de nossas decisões ou reações, somos mais felizes, não guardamos o temor do mal, nem pesar pelo que fazemos, ficamos com a consciência tranquila na certeza de que estamos fazendo o melhor para nós mesmos e o próximo. Uma vida feliz é fruto da sabedoria.
Desejo que após ler essa reflexão, você coloque este princípio em prática e certamente seus dias serão mais leves e sua vida mais feliz!
Com amor;
Adriana L. Moreira,
Direção Shalom
REFERÊNCIAS:
12 semanas para mudar uma vida, Augusto Cury
Bíblia Sagrada NVI