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Metodologia

A Abordagem Educacional por Princípios é uma abordagem de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre as verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, conduzindo à reflexão de causa-efeito, visando produzir um entendimento realizador e desenvolver o caráter cristão.

No Shalom, entendemos a educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e princípios que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. 

Conforme apresentado por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios, essa abordagem pode ser descrita como “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.

Baseia-se na aplicação de quatro passos: 

  1. Pesquisar;
  2. Raciocinar;
  3. Relacionar;
  4. Registrar.

 

O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios também integraliza três pilares:

  1. A filosofia, que se caracteriza como o porquê;
  2. O currículo, que diz respeito ao quê;
  3. E a metodologia cristã, sendo esta o como.

O Colégio Shalom é associado a AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios. 

A AECEP estrutura, organiza e compartilha conceitos e práticas pedagógicas e de gestão escolar em Abordagem Educacional por Princípios produzidos por seus fundadores, capacitadores e associados. 

HISTÓRIA DA METODOLOGIA

A primeira escola por princípios no Brasil foi o Colégio Cristão de Belo Horizonte. Atualmente, as escolas por princípios de vários estados do país estão vinculadas à AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação Por Princípios – da qual, o Colégio Shalom também faz parte. 

A AECEP dá todo apoio e orientação às escolas vinculadas, de modo que se ministre um ensino de qualidade. A Abordagem Educacional por Princípios é, portanto, um ensino consolidado e fundamentado que oferece uma formação integral, preocupando-se não somente com o conhecimento acadêmico, mas com a formação de caráter de seus alunos.

Os primeiros conceitos se encontram no documento História Cristã da Constituição dos EUA (1960), de Verna Hall:

  • Em 1965, Rosalie Slater publicou Ensinando e Aprendendo a História Cristã Americana (T&L), em que enfatiza a importância do estudo bíblico na escola, segundo o Principle Approach (AEP). 
  • Após a criação da F.A.C.E – Fundação para a Educação Cristã Americana – a Abordagem Educacional por Princípios cresceu e se difundiu. 
  • Atualmente, um dos estudiosos mais aplicados é Paul Jehle, que foi instrutor de Cida Mattar, responsável pela introdução do sistema de ensino por princípios no Brasil, em 1988.

7 PRINCÍPIOS

A primeira escola por princípios no Brasil foi o Colégio Cristão de Belo Horizonte. Atualmente, as escolas por princípios de vários estados do país estão vinculadas à AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação Por Princípios – da qual, o Colégio Shalom também faz parte. A AECEP dá todo apoio e orientação às escolas vinculadas, de modo que se ministre um ensino de qualidade. A Abordagem Educacional por Princípios é, portanto, um ensino consolidado e fundamentado que oferece uma formação integral, preocupando-se não somente com o conhecimento acadêmico, mas com a formação de caráter de seus alunos.

Os primeiros conceitos se encontram no documento História Cristã da Constituição dos EUA (1960), de Verna Hall. Em 1965, Rosalie Slater publicou Ensinando e Aprendendo a História Cristã Americana (T&L), em que enfatiza a importância do estudo bíblico na escola, segundo o Principle Approach (Principal Conteúdo). Após a criação da F.A.C.E – Fundação para a Educação Cristã Americana – a Abordagem Educacional por Princípios cresceu e se difundiu. Atualmente, um dos estudiosos mais aplicados é Paul Jehle, que foi instrutor de Cida Mattar, responsável pela introdução do sistema de ensino por princípios no Brasil, em 1988.

Aliança

Juntamente com o princípio de individualidade, o princípio da aliança visa à harmonia entre os alunos e escola. O objetivo é que o aluno compreenda que não é necessário um grupo homogêneo (todos iguais) para que haja harmonia entre seus integrantes. Pelo contrário, as diferenças tendem a acrescentar à riqueza do grupo. Pela compreensão disso, os alunos passam a respeitar uns aos outros e a trabalhar juntos.

Autogoverno

O indivíduo que consegue dominar suas emoções diante de uma circunstância de conflito consegue se sair melhor do que aquele que não consegue. Trabalhar o autogoverno é imprescindível tratando-se de convívio social. A partir desse princípio, os alunos são estimulados a pensarem antes de agir, evitando, dessa forma, intrigas e conflitos com seus colegas de classe.

Caráter

A formação do caráter em um indivíduo é muito importante, pois dela depende o seu sucesso no futuro. No contexto escolar, o objetivo é que nas atividades diárias, o aluno seja estimulado a ser firme e a ter coerência em suas atitudes, contribuindo para seu desenvolvimento como indivíduo comprometido e de caráter exemplar.

Individualidade

Ao se trabalhar esse princípio no contexto escolar, o objetivo é que o grupo (classe de alunos) compreenda e respeite as características particulares de cada indivíduo. Dessa forma, promove-se o bom convívio e evita-se o preconceito entre os alunos.

Mordomia

Trabalhar esse conceito visa que o aluno aprenda a administrar sua vida, a fim de que seja organizado com seu tempo, com suas tarefas, consigo mesmo e com seus bens materiais. A partir disso, o aluno tende a melhorar e avançar no seu desenvolvimento tornando-se cada vez mais apto para gerir sua própria vida.

Semeadura e Colheita

Para toda ação existe uma reação. Com base nisso, o aluno deve compreender, ao estudar o princípio de semear e colher, que suas atitudes têm consequências, as quais podem ser agradáveis ou não, conforme àquilo que se plantou. O aluno é, então, incentivado a tomar atitudes positivas em seus relacionamentos e atividades em geral, a fim de que tenha em retorno às mesmas atitudes positivas.

Soberania

O aluno é incentivado a respeitar e reconhecer às autoridades sobre sua vida, como pais, professores, diretores, governantes de sua sociedade e, inclusive, a reconhecer à autoridade de Deus, que é a Autoridade acima de todas.

É importante ressaltar que esses princípios não são exclusivos apenas à educação, pelo contrário, são princípios para a vida. Como a Educação do Colégio Shalom visa à formação integral, ou seja, para a família, para a escola e para a sociedade como um todo, nada mais adequado que se trabalhar a Educação por Princípios.

 

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