A Abordagem Educacional por Princípios é uma abordagem de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre as verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, conduzindo à reflexão de causa-efeito, visando produzir um entendimento realizador e desenvolver o caráter cristão.
No Shalom, entendemos a educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e princípios que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade.
Conforme apresentado por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios, essa abordagem pode ser descrita como “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.
Baseia-se na aplicação de quatro passos:
O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios também integraliza três pilares:
O Colégio Shalom é associado a AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios.
A AECEP estrutura, organiza e compartilha conceitos e práticas pedagógicas e de gestão escolar em Abordagem Educacional por Princípios produzidos por seus fundadores, capacitadores e associados.
A primeira escola por princípios no Brasil foi o Colégio Cristão de Belo Horizonte. Atualmente, as escolas por princípios de vários estados do país estão vinculadas à AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação Por Princípios – da qual, o Colégio Shalom também faz parte.
A AECEP dá todo apoio e orientação às escolas vinculadas, de modo que se ministre um ensino de qualidade. A Abordagem Educacional por Princípios é, portanto, um ensino consolidado e fundamentado que oferece uma formação integral, preocupando-se não somente com o conhecimento acadêmico, mas com a formação de caráter de seus alunos.
Os primeiros conceitos se encontram no documento História Cristã da Constituição dos EUA (1960), de Verna Hall:
A primeira escola por princípios no Brasil foi o Colégio Cristão de Belo Horizonte. Atualmente, as escolas por princípios de vários estados do país estão vinculadas à AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação Por Princípios – da qual, o Colégio Shalom também faz parte. A AECEP dá todo apoio e orientação às escolas vinculadas, de modo que se ministre um ensino de qualidade. A Abordagem Educacional por Princípios é, portanto, um ensino consolidado e fundamentado que oferece uma formação integral, preocupando-se não somente com o conhecimento acadêmico, mas com a formação de caráter de seus alunos.
Os primeiros conceitos se encontram no documento História Cristã da Constituição dos EUA (1960), de Verna Hall. Em 1965, Rosalie Slater publicou Ensinando e Aprendendo a História Cristã Americana (T&L), em que enfatiza a importância do estudo bíblico na escola, segundo o Principle Approach (Principal Conteúdo). Após a criação da F.A.C.E – Fundação para a Educação Cristã Americana – a Abordagem Educacional por Princípios cresceu e se difundiu. Atualmente, um dos estudiosos mais aplicados é Paul Jehle, que foi instrutor de Cida Mattar, responsável pela introdução do sistema de ensino por princípios no Brasil, em 1988.
É importante ressaltar que esses princípios não são exclusivos apenas à educação, pelo contrário, são princípios para a vida. Como a Educação do Colégio Shalom visa à formação integral, ou seja, para a família, para a escola e para a sociedade como um todo, nada mais adequado que se trabalhar a Educação por Princípios.
Copyright 2023 SHALOM | Feito por INSITE
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |