As formas e estilos de ensinar sugeridas para esta fase favorecem a motivação, colocando os alunos diante de propostas de ação e reflexão com as quais são instigados a perguntar e resolver situações-problemas.
Dentro da metodologia de pesquisar, relacionar, raciocinar e registrar enfatiza-se um contexto de trabalho que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio das quais as relações humanas propiciam o desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende, cumprindo, assim, o nosso propósito de uma formação integral.
07h30 às 11h48
13h30 às 17h48
1º ano – Festa das Letras
Nessa celebração, que acontece no fim do ano letivo, os alunos do 1º ano comemoram o processo de alfabetização.
2º ano – Festa do Livro
No 2º ano os alunos escrevem uma autobiografia, inspirada pelo livro Felpo Filva, introduzindo os pequenos na escrita biográfica.
3º ano – Momento de Autógrafos
Nesta celebração os alunos comemoram o aprendizado que obtiveram ao longo do ano sobre a história da cidade de Blumenau, e o desenvolvimento do livro “O tempo tem história para contar”, onde vão os registros do que aprenderam. Dentre as atividades do cronograma do evento, está o “momento de autógrafos” em que os alunos assinam os livros de seus colegas.
4º ano – Festa da Caneta
Nessa festa, os alunos celebram uma conquista: agora eles podem começar a utilizar a caneta em seus registros, que até então só poderia ser feito com lápis de escrever.
5º ano – Festa Pessach
Neste ano que os alunos passam do Ensino Fundamental I ao Ensino Fundamental II, e é comemorado a mudança de uma etapa na vida de nossos alunos.
1º ano – Projeto Nossas Receitas
A culinária está presente nas mais diversas famílias do mundo. Em muitas culturas, as receitas são responsáveis por trazer alegria e união à família. O projeto Nossas Receitas é parte do processo de alfabetização, estimulando a criatividade, relacionando situações concretas e significativas à realidade do aluno, de forma prazerosa e lúdica.
3º ano – Projeto Blumenau
A realização do projeto tem como missão estimular nos alunos o interesse em conhecer, com mais profundidade, a história do município de Blumenau. Através de aulas-passeio em locais turísticos é possível reviver o passado da cidade. A observação de elementos históricos expostos nos museus e em pontos turísticos locais permite o aprendizado significativo e lúdico; pois ao realizarmos o estudo de história, devemos considerar o seu elemento fundamental: o tempo. Sem o tempo e o seu passar, não haveria a história e, é esse mergulho na história que servirá para reforçar as lembranças promovendo o resgate histórico e oportunizando melhorias na construção e no direcionamento de aprendizados para o futuro.
Durante a aplicação do projeto, os alunos conseguem perceber e comparar a relação entre a história bíblica que relata o chamamento de Moisés. Deus, continua escolhendo indivíduos para cumprir o seu propósito ao longo da história. Podemos perceber esse agir de Deus ao pesquisarmos sobre a história da colonização do município de Blumenau. Ele é o criador do tempo e do espaço, como Deus supremo, transcendente, autossuficiente, autoexistente e pessoal que saiu da eternidade para inaugurar a História da cidade de Blumenau.
Dentro da linha de pensamento e raciocínio podemos relacionar que, como o povo hebreu emigrou do Egito para Canaã, a terra prometida, o fundador Hermann Bruno Otto Blumenau emigrou da Alemanha em busca da terra dos seus sonhos: Blumenau, a nossa terra prometida!
Projeto realizado durante as aulas dos laboratórios de práticas pedagógicas e informática.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio participam da OBA e da MOBFOG. A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da escola, tem uma única fase e é realizada durante o ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação e os alunos com as melhores notas nas provas recebem medalhas.
www.oba.org.br