Caráter em Cristo – Por Sofia Nascimento

O caráter de uma pessoa é o que a identifica. Ele é forjado pelo Espírito de Deus e deve ser moldado e aperfeiçoado por Ele. Deve-se buscar um relacionamento com Jesus para que essa transformação aconteça. 

Segundo o dicionário Webster 1828, caráter tem como significado as qualidades peculiares impressas pela natureza ou hábito de uma pessoa que a distingue de outras. Com isso pode se perceber como o caráter define as pessoas. O caráter cristão é obra de Deus, não das pessoas. 

Neemias é um bom exemplo de caráter cristão. Ele dá uma lição ao se importar com seu povo, com o bem-estar deles em detrimento do seu próprio. Neemias abandonou seu conforto e segurança ao lado do rei para tentar ser útil e abençoar as pessoas que ele amava. Entretanto, a época em que ele vivia, Cristo ainda não tinha passado pela terra, então ele não tinha um exemplo a seguir, mas Deus forjou o caráter dele, com isso, ele desenvolveu essas características, sendo uma pessoa integra e humilde. 

Em Gálatas 5:20 lê-se “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” Quando Cristo vive nas pessoas, elas tendem a ser a esperança da glória, e com isso também tendem de ser a diferença por onde passam, sendo sal e luz nesse mundo (Mateus 5:13-16). Para que isso aconteça a pessoa tem que abandonar a sua velha natureza para que se revista da nova natureza de Deus (Efésios 4:22-24). 

Assim, percebe-se que há uma grande diferença entre se dizer cristão e ter o caráter de Cristo. O primeiro, refere-se a fala e discurso. O segundo, a prática e as atitudes. Buscar o caráter de Cristo é um sim a renúncias, mas este sim é pleno de liberdade, pois em Jesus há o livre arbítrio que possibilita escolhas, a partir do discernimento de que tudo é permitido, mas nem tudo convém (1 Coríntios 6:12). Desta forma, o cristão efetivo vive Cristo a partir da Palavra e usa sua vida para provar que a marca de um cristão não é o título, ao contrário, é a disposição em amar e servir. 

Sofia Nascimento