fbpx
Bem-Vindo!

Alunos do Ensino Médio fazem experimentos de eletroquímica no Laboratório de Ciências

No dia 16 de setembro os alunos do 2º ano do Ensino Médio tiveram uma aula prática no Laboratório de Ciências. Guiados pela professora Greice Tavares, eles fizeram experimentos sobre a “Espontaneidade das reações de oxirredução”. 

As aulas práticas fazem com que o aluno consiga ligar o conteúdo teórico abstrato a uma realidade visível, sendo possível também o desenvolvimento da organização, segurança, destreza, concentração fornecidos pelo ambiente laboratorial. 

O experimento que verifica a espontaneidade das reações de oxirredução, diz respeito as reações entre um metal e uma solução que contém um outro metal como componente. Os metais que sofrem oxidação com mais facilidade irão reagir com a solução e tendem a “desaparecer”, pois ao se oxidarem deixam a forma metálica para assumirem a forma iônica. Já com os metais pouco reativos, não irá ocorrer reação química.

O assunto reporta o aluno para os mais diversos fenômenos químicos do cotidiano, como: corrosão, funcionamento de pilhas e baterias, escurecimento de metais, processos de cromagem de peças metálicas.