Academia de Oratória Paulo de Tarso – 9° ano

Faz parte do calendário de eventos do Colégio Shalom as sessões da Academia de Oratória Paulo de Tarso, a qual, inclui os alunos do 9º ano e Ensino Médio.

A oratória é um tipo específico de comunicação realizada diante de algum público. Para a oratória é importante o conhecimento da técnica: o orador precisa demonstrar conhecimento do assunto, ordenação clara das ideias, uso adequado da voz, das palavras, dos gestos e o olhar voltado ao público.

Dentro do conteúdo de Comunicação e Expressão sabe-se a relevância de conseguir se expressar com convicção dominando a norma padrão. Hoje os alunos são como sementes lançadas no solo, toda essa experiência os tornarão homens e mulheres que se expressarão com veemência, farão discursos eloquentes e colherão assim a boa retórica, que diz respeito, não só a capacidade de se expressar, mas sim, de convencer, o que é fundamental no mercado de trabalho, nas relações pessoais e principalmente na propagação da Palavra de Deus.

”Cada pessoa possui uma história, uma trajetória que vai sendo construída a partir dos eventos do cotidiano. Os acontecimentos, as escolhas que se faz, os ambientes que se frequenta moldam os valores de uma pessoa que é revelado através do convívio, principalmente nas atitudes.”
– Vilma Chegatti Dallagnelo, Professora de Língua Portuguesa, em seu discurso de abertura da Sessão de Oratória.