A Influência da Música no Comportamento Humano – Por Amanda Goedert

A música sempre esteve presente na história da humanidade, distinguindo épocas e gerações. Marcando as fases da vida, trazendo recordações de algum momento especial. Ela ajuda o ser humano a expressar os sentimentos, se resumindo na frase do poeta Victor Hugo: “A música expressa o que não pode ser dito em palavras, mas não pode permanecer em silêncio”. 

Segundo o site “Minha Vida”, cientistas descobriram que ela reduz 65% da ansiedade, diminuindo também o estresse. A musicoterapia é uma terapia que trabalha com os efeitos da música, despertando associações mentais no corpo humano, ajudando na reabilitação física, mental e social, tratando pessoas com distúrbios de fala, motores e com perda de memória. 

Através dela é possível perceber a soberania de Deus, pois foi Ele quem a criou e a colocou no coração humano. Um exemplo disso é o Pastor Louie Giglio, que estudou o som das estrelas e juntou com o canto das balelas, e o resultado foi surpreendente. Com esta junção de sons formou-se a música “Quão Grande é o meu Deus” interpretada pelo cantor Chris Tomlin. Inspirado nos Salmos 148:13 ” Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.” 

Com o avanço tecnológico, a música evoluiu significativamente. Antigamente a forma de se escutar música era mais complicada que nos dias atuais. Era necessário comprar discos de vinil ou fitas cassetes, depois criou-se os Mp3s, CD’s. Hoje é possível ouvir música a qualquer momento por meio de plataformas digitais, a música de qualquer época ou estilo está a disposição gratuitamente. 

No meio de tanta evolução e avanços, ela perdeu sua verdadeira essência, a maioria dos cantores valorizam os clipes e efeitos sonoros que trarão mais fama e dinheiro, sem atentar para a mensagem da letra e o que ela acrescentará na vida das pessoas. 

Por meio dela, percebe-se o Princípio da Individualidade, considerando a quantidade de gêneros e estilos musicais existente, sendo que cada pessoa tem seu estilo e suas preferências. 

Ela tem o poder de influenciar emoções e comportamentos, podendo mudar o dia de uma pessoa, trazendo esperança ao desanimado, alegria a quem está triste, paz e tranquilidade, acalmando quem está aflito, ela aproxima as pessoas, e o mais importante: aproxima o ser humano de Deus. 

Amanda Goedert