fbpx
Bem-Vindo!

A ausência da poesia empobrece a linguagem humana

Num mundo marcado pelo imediatismo e pelos artefatos da tecnologia, há poucos espaços para a imagem poética, necessariamente profunda e às vezes, aparentemente sem utilidade…

ENRIQUEÇAMO-NOS COM A IMAGINAÇÃO POÉTICA!

Não podemos nos esquecer de que a Bíblia, o livro pelo qual pautamos as nossas vidas, é um livro de expressão poética. O livro Cântico dos Cânticos, por exemplo, é uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções e tem como tema a pureza e santidade do casamento, nele encontramos textos que nos comovem.

Se não entendermos esta característica da Bíblia, teremos dificuldade para ouvir Deus falando. Tomemos alguns dos grandes salmos. O salmo 1 não diz simplesmente que a felicidade consiste em viver de forma reta diante de Deus, mas usa imagens para descrever os ímpios e para pintar os justos.

Assim, Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. (Salmo 1.1,3) A pessoa temente a Deus não é uma árvore, mas é como se fosse, diz-nos a poesia.

A linguagem poética extrapola o significado dos vocábulos e permite uma dinâmica de figuras e recursos estilísticos que promovem muito mais que a compreensão, mas sim uma reflexão a respeito da vida.

Prof.ª Vilma C. Dallagnelo
LP – Redação e Literatura