Projeto Shalom Parque Ecológico dá início às atividades

O Projeto Shalom Parque Ecológico deu início às atividades com a turma do 6º ano matutino. Os alunos puderam ver na prática as relações ecológicas existentes entre os mais diversos seres vivos que compõem um ecossistema.  

As relações ecológicas já estavam sendo estudadas pelos alunos em sala de aula e esta visita foi uma oportunidade de visualizar algumas dessas relações harmônicas e desarmônicas na prática. Para fazer essas observações os alunos contaram com a mediação da professora Mayara Cordeiro e da instrutora Fernanda Rickli que realizaram uma trilha dentro de um trecho de floresta do parque com os alunos. Durante a trilha os alunos ouviram as explicações das instrutoras e anotaram todas as informações obtidas como os cientistas fazem nos trabalhos de campo.  

O dia ensolarado contribuiu para que a primeira visita fosse cheia de momentos agradáveis e de muito aprendizado. 

Conheça o Projeto Shalom Parque Ecológico 

Projeto Shalom Parque Ecológico iniciou em maio de 2019. O objetivo do projeto é oferecer educação ambiental aos alunos do Shalom e demais alunos das escolas do município de Blumenau. O Parque fica localizado a 14km do centro de Blumenau, possui uma área de 46.000m², cercado de muito verde, além de estrutura completa para visitações. 

Para possibilitar que todas as turmas do Colégio Shalom possam programar visitas ao parque, são formuladas atividades específicas para cada faixa etária e com diversos eixos temáticos, aplicando os 4 passos, pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar.

Os alunos aprendem na prática diversos assuntos estudados em sala de aula, tais como: as interações ecológicas que ocorrem entre os diversos seres vivos; características gerais e específicas de plantas e animais; a comunicação de animais através da vocalização; os diferentes tipos de solo e sua necessidade para os seres vivos; entre outros assuntos alinhados a cosmovisão bíblica.  Além disso, o contato com a natureza proporciona aos alunos diversas percepções dentro dos sete princípios, como:  

  • O respeito ao meio ambiente, animais e plantas (Princípio da Administração, Caráter e Semear e Colher). 
  • O olhar para os diferentes seres vivos existente e suas características específicas (Princípio da Individualidade).  
  • A percepção para a perfeição com que todas as coisas foram criadas e como elas funcionam em harmonia (Princípio da Autoridade e união). 
  • É nosso dever como seres humanos cuidar do meio ambiente a partir do consumo sustentável e consciente (Princípio do Autogoverno e Administração). 

Intenção de Matrícula

Intenção de Matrícula