Projeto Defesa Civil na Escola

O projeto Defesa Civil na Escola – DCE, realizado pela Defesa Civil de Blumenau desde 2013, envolve anualmente estudantes do ensino fundamental de 10 escolas públicas e privadas. O projeto contempla atividades de sensibilização e capacitação de alunos, tornando-os multiplicadores de práticas sustentáveis nas comunidades em que residem, zelando pela busca de uma sociedade resiliente e sustentável. As escolas participantes do projeto DCE são escolhidas estrategicamente pela defesa civil, em função da localização e proximidade da escola às áreas de maior suscetibilidade a deslizamento e inundação, ou pelo fato de a escola servir de abrigo em caso de desastre.

Ao longo do ano, os alunos das turmas do 4º ano e 5º ano Matutino e Vespertino de nossa escola, participaram do projeto. Foram vários encontros com a equipe responsável, atividades como produção textual e encontro com a cadela Mayla, mascote do projeto. A mascote da Defesa Civil de Blumenau, é uma das principais atrações das ações desenvolvidas pelo órgão nas escolas da cidade e facilita a interação com os alunos.

Neste ano, o foco está numa programação voltada aos dez anos após o maior evento climático da história de Santa Catarina em 2008, intitulada como BLUMENAU RESILIENTE (10 anos após o maior evento climático da história de Santa Catarina). Na cidade foi desenvolvida uma programação de atividades diferenciadas que iniciou no dia 19 e vai até o dia 24 de novembro. O jornal O Município produziu também um documentário intitulado Blumenau +10, onde nossos alunos participaram das gravações, com relatos e produções textuais.

Foi um tempo de muito aprendizado, onde investigamos e conhecemos o passado para prevenirmos o futuro.

Intenção de Matrícula

Intenção de Matrícula