Maquete: Localização Geográfica e Pontos de Referência

Os alunos do 3º ano montaram maquetes para representar a localização geográfica e os pontos de referência ao redor da escola.

A maquete é uma das maneiras de se representar as paisagens. Por isso, Ela pode ser usada para representar grandes estruturas, como prédios, colégios ou até mesmo uma cidade inteira.

Os elementos são feitos de forma tridimensional, com o objetivo de representar, o mais fielmente possível, a paisagem ou elemento real.

Representação geográfica com maquete

1ª – Etapa (com a família)

A primeira etapa do trabalho consistia em desafiar cada aluno a representar um dos pontos de referência observados durante uma aula passeio pelas redondezas do Colégio Shalom.

A dica da atividade foi fazer um passeio com os familiares para realizar uma pesquisa de imagem e assim coletar detalhes do ponto de referência proposto a partir de sorteio.

2ª – Etapa (com a professora)

Após a entrega dos trabalhos foi elaborada a maquete coletiva da localização geográfica do Colégio Shalom. A partir dessa maquete realizaremos estudos relacionados aos seguintes conteúdos:

– Os limites e a ocupação do espaço: planta baixa e legenda.

– O espaço urbano: observação, características e representação.

– Nomes próprios e comuns através da nomeação de cada um dos pontos de referência.

Maquete Colégio Shalom BlumenauMaquete Colégio Shalom Blumenau

Uma das conclusões do trabalho foi perceber a importância do trabalho coletivo. Cada aluno pode contemplar que no resultado final do trabalho: a maquete propriamente dita ficou perceptível a criatividade individual bem como a riqueza da diversidade coletiva.

Assine nossa Newsletter