Projetos – Fundamental I

1º ano

Matutino: Projeto Nossas Receitas
A culinária está presente nas mais diversas famílias do mundo. Em muitas culturas, as receitas são responsáveis por trazer alegria e união à família.
O projeto Nossas Receitas é parte do processo de alfabetização, estimulando a criatividade, relacionando situações concretas e significativas à realidade do aluno, de forma prazerosa e lúdica.

Vespertino: Projeto O Segredo dos Animais

Toda semana os alunos do 1º ano estudam sobre um animal diferente dentro do Projeto o Segredo dos Animais, relacionando de forma interdisciplinar os conteúdos curriculares. 

O projeto tem por objetivo a pesquisa reflexiva sobre os animais e suas características, bem como seu habitat natural. Paralelamente os alunos confeccionam o livro do alfabeto com as letras iniciais de cada animal estudado.

Em toda a criação Deus revela sua soberania de modo que no reino animal percebemos a diversidade e criatividade do Criador. Por meio deste projeto os alunos conhecem os fundamentos da biologia e ciências, trabalham conceitos matemáticos e produção de textos por meio de criação de histórias e resolução de problemas. Além disso, aplicam o Princípio da Autoridade de Deus sobre tudo o que foi criado. 

3º ano – Projeto Blumenau
A realização do projeto tem como missão estimular nos alunos o interesse em conhecer, com mais profundidade, a história do município de Blumenau. Através de aulas-passeio em locais turísticos é possível reviver o passado da cidade. A observação de elementos históricos expostos nos museus e em pontos turísticos locais permite o aprendizado significativo e lúdico; pois ao realizarmos o estudo de história, devemos considerar o seu elemento fundamental: o tempo. Sem o tempo e o seu passar, não haveria a história e, é esse mergulho na história que servirá para reforçar as lembranças promovendo o resgate histórico e oportunizando melhorias na construção e no direcionamento de aprendizados para o futuro.

Durante a aplicação do projeto, os alunos conseguem perceber e comparar a relação entre a história bíblica que relata o chamamento de Moisés. Deus, continua escolhendo indivíduos para cumprir o seu propósito ao longo da história. Podemos perceber esse agir de Deus ao pesquisarmos sobre a história da colonização do município de Blumenau. Ele é o criador do tempo e do espaço, como Deus supremo, transcendente, autossuficiente, autoexistente e pessoal que saiu da eternidade para inaugurar a História da cidade de Blumenau.

Dentro da linha de pensamento e raciocínio podemos relacionar que, como o povo hebreu emigrou do Egito para Canaã, a terra prometida, o fundador Hermann Bruno Otto Blumenau emigrou da Alemanha em busca da terra dos seus sonhos: Blumenau, a nossa terra prometida!

4º ano – Projeto Santa Catarina
A turma do 4º ano trabalha na disciplina de história e geografia, o projeto “Santa Catarina”, onde despertamos no educando a curiosidade de conhecer melhor o estado em que moramos. Abordamos temas e fatos importantes que marcaram a história de Santa Catarina, fazendo com que aluno pesquise, relacione e registre esses acontecimentos. Para finalizar o projeto e concretizar os estudos realizados durante o ano, é realizado um passeio à cidade e capital do estado Florianópolis, onde os alunos podem presenciar parte do que aprenderam.

5º ano – Projeto Brasil
Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. É a história de Deus sobre o homem. Através dos acontecimentos históricos mostramos a intervenção de Deus na vida dos indivíduos, famílias, povos e nações. A história está ligada a dimensão do tempo. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas. Por esta razão, a turma do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Shalom, realiza anualmente o passeio pedagógico para a cidade de São Francisco do Sul, a mais antiga do Estado de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil. Colonizada pelos portugueses, espanhóis e açorianos, sua primeira ocupação, foi feita temporariamente por espanhóis por volta de 1553. Hoje, a herança cultural da aventura desses pioneiros pode ser conferida nas festas típicas, nos costumes, na culinária, e, principalmente, na arquitetura… Numa volta pelo centro da cidade, é possível admirar casarões e monumentos bem conservados ou restaurados que preservam a memória dos tempos antigos.