Conecta Xperience – Projeto para formação de caráter de jovens e adolescentes

O Conecta Xperience é um projeto de ensino do Conecta (ministério de jovens da Primeira Igreja Batista em Blumenau). Este projeto foi idealizado pela professora de Língua Inglesa do Colégio Shalom, Thalyta Alves. Hoje, juntamente com o seu marido Tiago Alves e equipe, eles lideram o Conecta Xperience com encontros periódicos nas instalações do Colégio Shalom. A ideia originou-se a partir da necessidade entre os jovens e adolescentes de uma renovação intencional da mente (Romanos 12:2).

1- Atualmente, como os jovens e adolescentes são influenciados nas suas atitudes e ideias?

Thalyta- Nossa geração de jovens, muitas vezes inconscientemente, fica dividida entre dois discursos opostos: o que ouve de Deus (Bíblia) e o que ouve da sociedade (mídia, escola, faculdade). Dados nos mostram que a quantidade de tempo gasta em contato com o pensamento secularista é consideravelmente maior do que o gasto em contato com a Palavra de Deus e Seus princípios. 

O pensamento pós-moderno permeia os meios de comunicação e a educação, inevitavelmente moldando boa parte do pensamento da nova geração. O pós-modernismo ignora o que o Cristianismo tem a dizer sobre qualquer assunto e relativiza qualquer princípio fundamentado na tradição cristã.

2- Como a Abordagem Educacional por Princípios pode guiar os jovens?

Thalyta- Para provocar essa renovação da mente, recorremos à Abordagem Educacional por Princípios, que tem como um dos objetivos oferecer uma cosmovisão cristã. Através dos Sete Princípios, desenvolvemos assuntos a partir de observações feitas da realidade e necessidade dos jovens de nossa comunidade atualmente. Em cada encontro, um princípio é focado e dá luz às mais diversas áreas da vida como identidade, trabalho, estudos, finanças, relacionamentos, entre outros. Os princípios são desenvolvidos conforme a ordem apresentada no site da Foundation for American Christian Education, que parte do princípio da individualidade e desenvolve os próximos, finalizando com o princípio da união, seguindo a lógica para desenvolvimento de caráter.

3- Quais são os objetivos específicos do projeto?

  • Desenvolver o raciocínio por princípios e a cosmovisão cristã, através da Abordagem Educacional por Princípios® (AEP), submetendo cada área da vida ao senhorio de Cristo;
  • Despertar a consciência para o propósito pessoal e dentro do corpo de Cristo, do estabelecimento do Reino de Deus na Terra e na História providencial de Deus para expansão do evangelho;
  • Destacar a relevância dos papéis de homem e mulher como complementares na criação de Deus;
  • Desenvolver governo interno para alcançar maior liberdade;
  • Lapidar o caráter de Cristo através do estudo da Palavra e de atitudes práticas;
  • Aprender a administrar todos os recursos que Deus providenciou com sabedoria, para abençoar sua família e fazer o Reino avançar;
  • Reconhecer a soberania de Deus e Sua autoridade representada pela família, Igreja e governo civil;
  • Plantar sementes de virtude em seu corpo, alma e espírito para colher no seu devido tempo, com paciência;
  • Compreender a seriedade da união diante de Deus e a importância de aliançar-se com aqueles que possuem o mesmo propósito e permanecer nela até o fim;
  • Envolver os pais dos jovens participantes do projeto, conscientizando-os de serem os principais discipuladores de seus filhos, tendo como apoio a Igreja.

4- Qual resultado você espera ao final do projeto?

Thalyta- Nosso maior desejo é ver uma geração de jovens que formarão famílias bem fundamentadas na Rocha e glorifiquem ao Senhor em tudo o que fizerem, com tudo o que são.

Conheça o Conecta no Facebook.

Intenção de Matrícula

Intenção de Matrícula