Apresentação – Novo Estudante

A Instituição

Atende crianças a partir de 3 anos e 8 meses (Educação Infantil) até 1º ano do Ensino Médio em 2018.  Como diferencial oferece as turmas:

  • Aulas de Musicalização;
  • Língua estrangeira: Inglês – Desde a Educação Infantil ao Médio;
  • Laboratório de Práticas Pedagógicas – Equipado com Kits NXT Lego Mindstorms, Kits Legos, Microscópio, Telescópio* Projeto de Observatório, Computadores, entre outros.
  • Laboratório de Informática equipado com Projetor e Computadores Dell;
  • Sala de Artes e Musicalização equipada com instrumentos musicais, fanfarra, projetor e outros.
  • Biblioteca com amplo acervo de livros, periódicos e computadores para pesquisa.
  • Todas as Salas de aula são equipadas com Smart Tvs 42´ permitindo aulas mais interativas e atrativas com ambiente climatizado

Projetos específicos para as turmas de Educação Infantil ao 5º ano que visam à valorização da cultura, escrita e conhecimento regional.

6º ano – Projeto Princípios Até o fim!

Objetivo: Ensinar os princípios para que os alunos reconheçam a importância deles e os apliquem em suas vidas.

7º ano – Projeto: Amor no Plural

Objetivo: Estimular os alunos a cultivar os relacionamentos, conscientes de que foram criados para amar e respeitar – visitas em creches, casas de idosos e outros.

8º ano – Projeto: Código Vida

Objetivo: Prevenir e capacitar os alunos para que cuidem da sua saúde física e emocional, evitando vícios e drogas que venham a prejudicar sua integridade – visita em casa de recuperação.

9º ano – Projeto: FIEL – Finanças, Empreendedorismo, Liderança.

Objetivo: Preparar os alunos com conhecimento e prática, nas áreas de empreendedorismo e finanças, fortalecendo o senso de equipe e liderança, orientando-os para a vida profissional – Criação de Micro empresa para aplicação do projeto.

Ensino Médio – Orientação Vocacional, Grade curricular comum ampliada e diversificada, simulados. Línguas estrangeiras: Inglês e Espanhol.

 

EXTRACURRICULARES: Além das disciplinas da grade curricular, também oferecemos diversas atividades extracurriculares.

 

PROPOSTA EDUCACIONAL DO COLÉGIO SHALOM

Preocupado não somente em educar, mas em formar cidadãos, o Colégio Shalom ensina seus alunos através da Educação por Princípios, metodologia que une princípios ao currículo escolar exigido pelo Ministério da Educação, criando assim uma educação diferenciada. Nossa meta na sociedade é apresentar uma perspectiva cristã da vida e do mundo. Dessa perspectiva provém uma personalidade equilibrada e uma aceitação adequada do papel que uma pessoa desempenha no lar, no trabalho, no lazer e nas relações interpessoais – tudo isso fundamentado no conceito cristão de amor.

Esta filosofia nos inspira a promover altos padrões acadêmicos ao mesmo tempo em que ajudamos os alunos a desenvolver habilidades mentais críticas e criativas, usando os melhores materiais curriculares integrados disponíveis.

A proposta da Educação por princípios está baseada em sete princípios, absolutos e aplicáveis em qualquer situação ou época.

 

Princípio Administração

Administração: Através deste princípio os alunos do Colégio Shalom aprendem a importância de saber administrar a própria vida, conhecem suas responsabilidades em cuidar daquilo que possuem, seu tempo, seus brinquedos, seus materiais, sua casa, ou as coisas que Deus lhes dá, como a natureza, por exemplo. O princípio da Administração auxilia as crianças e adolescentes a aprenderem a serem pessoas organizadas com seu tempo, seus afazeres, consigo mesmos e com seus bens materiais. A partir disso, o aluno tende a melhorar e avançar no seu desenvolvimento tornando-se cada vez mais apto para gerir sua própria vida.

 

 

Princípio AutogovernoAutogoverno: Ao trabalhar este princípio, o Colégio Shalom espera desenvolver em seus alunos a capacidade de decisão, na qual eles possam escolher o caminho certo diante de pressões que muitas vezes podem induzi-los a escolhas erradas. Muitas vezes o ser humano age na coletividade, pensa: todos estão fazendo assim, também posso fazer; e nem sempre estas escolhas são corretas. A partir do princípio do Autogoverno os estudantes são estimulados a pensarem antes de agir e fazer escolhas precipitadas, evitando, dessa forma, intrigas e conflitos com seus colegas de classe.

 

Princípio Autoridade

Autoridade: Através do princípio da Autoridade os alunos do Colégio Shalom são incentivados a reconhecer as autoridades que foram instituídas sobre sua vida, como pais, professores, diretores, governantes de sua sociedade e, inclusive, a reconhecer a autoridade de Deus, que é a Autoridade acima de todas. Com base neste princípio, o estudante aprende a respeitar seus superiores, reconhecendo que são eles que foram colocados por Deus em sua vida, para guiá-lo e orientá-lo.

 

Princípio CaráterCaráter: A formação do caráter em um indivíduo é muito importante, pois dela depende o seu sucesso no futuro. No Colégio Shalom os alunos são estimulados a terem firmeza e coerência em suas atitudes, contribuindo para seu desenvolvimento como indivíduo comprometido e de caráter exemplar. Através deste princípio os estudantes aprendem a desenvolver características cada dia mais raras, porém, essenciais para a transformação da sociedade, como a cordialidade, a bondade, a obediência, a integridade, o amor, e ainda, aprendem a praticar a justiça e a verdade.

 

IndividualidadeIndividualidade: Cada ser humano possui sua identidade e precisa ser respeitado por isso. O princípio da Individualidade ensina aos estudantes do Colégio Shalom que cada pessoa possui sua personalidade, sua história, suas limitações e seus sonhos e desejos. Ao trabalhar este princípio, a classe de alunos compreende e aprende a respeitar as características particulares de cada indivíduo, incentivando assim o bom convívio e evitando o preconceito entre os alunos.

 

Semear e ColherSemear e colher: Se o aluno estuda, tira boas notas; se desobedece, é disciplinado; se respeita os amigos, será respeitado. Este é o princípio do Semear e Colher, que ensina aos estudantes do Colégio Shalom que cada ação tem uma reação. Com base neste princípio, o aluno compreende que suas atitudes têm consequências, que podem ser agradáveis ou não, conforme aquilo que ele planta. O aluno é, então, incentivado a tomar atitudes positivas em seus relacionamentos e atividades em gerais, a fim de que tenha como retorno as mesmas atitudes positivas.

 

Princípio UniãoUnião: O princípio da União visa promover a harmonia entre os alunos e escola. Através deste princípio os estudantes do Colégio Shalom aprendem que a união só acontece quando cada um compreende e aceita a individualidade do outro, promovendo a unidade, mesmo na diversidade. O objetivo é fazer com que o aluno compreenda que não é necessário um grupo homogêneo para que haja harmonia entre seus integrantes. Pelo contrário, as diferenças tendem a acrescentar à riqueza do grupo. Por este entendimento, os alunos passam a respeitar uns aos outros e a trabalhar juntos.

 

Proposta Pedagógica da Educação Infantil

Na Educação infantil a criança aprende brincando. A proposta do Shalom é valorizar a cooperação e o trabalho em grupo, onde através de brincadeiras e jogos a criança é estimulada a pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar o aprendizado. Acreditamos que a relação de confiança da criança com o professor é fundamental neste processo de aprendizagem, por isso temos profissionais capacitados, com sensibilidade para intervir com sucesso neste processo de desenvolvimento da criança.

Na Educação Infantil as crianças aprendem através de eixos Inter disciplinados, desenvolvidos através de projetos e com o objetivo de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades. Entre os eixos trabalhados estão: linguagem; matemática; natureza e sociedade; movimento, música e artes; inglês; e educação tecnológica.

Material Utilizado: Sistema Mackenzie de Ensino.

Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I – 1° ao 5° ano

Nesta fase, a proposta pedagógica do Colégio Shalom favorece a motivação. Aos alunos são apresentados a situações-problemas, as quais eles são instigados a perguntar e resolver questões do seu dia-a-dia. A solução surge através da ação e reflexão da turma. Os trabalhos são desenvolvidos em sala e estimulam a atividade intelectual, sempre estabelecendo uma conexão com a realidade vivida.

Material Utilizado: Sistema Mackenzie de Ensino.

Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental II – 6° ano ao 9° ano

Nesta fase da vida o estudante está reafirmando sua identidade e adquirindo autonomia e por isso o conteúdo educativo é apresentado de forma interdisciplinar. O material didático promove a capacidade do aluno de pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar o que aprende em sala de aula, contribuindo assim para a formação integral do estudante e possibilitando uma aprendizagem que interliga o saber às experiências.

Material Utilizado: Sistema Mackenzie de Ensino.

 

ENSINO MÉDIO

Objetivos

– Consolidação e aprofundamento dos conhecimentos anteriores, garantindo ao estudante a continuidade dos estudos em níveis mais elevados;

– Orientação para o trabalho e o exercício consciente da cidadania, incentivando o estudante a continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se integrar às novas condições do mercado de trabalho;

– Aperfeiçoamento humano do estudante, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, a partir da cosmovisão bíblica;

– Conhecimento dos princípios científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Diferencial

Grade curricular comum ampliada e diversificada, ou seja, a carga horária anual é aumentada.

Participação em projetos interdisciplinares, passeios pedagógicos, visitas a feiras, simulados e Acompanhamento psicológico/vocacional.

PROGRAMA INFOR+ (contraturno escolar)

Temas a serem abordados:

  • Comunicação verbal
  • Comunicação interpessoal
  • Mediação de conflitos
  • Ciência e profissão
  • Trabalho e suas especificidades
  • Mercado de trabalho
  • Novas e antigas profissões
  • Vocação ou habilidade?
  • Capacitação profissional
  • Sociedade e suas transformações
  • As gerações e suas características
  • Constituição do ser
  • Identificação e fortalecimento de Habilidades

“As escolas, fazendo que os homens se tornem verdadeiramente humanos, são sem dúvida as oficinas da humanidade. ” – Comenius 1592-1670

 

Material – Da Educação Infantil ao Ensino Médio – Sistema Mackenzie de Ensino

O Mackenzie atende mais de 45 mil alunos da Educação Infantil à Pós-Graduação, em todas as suas unidades. Ao longo de sua história, sempre esteve atento às necessidades do país e dos seus alunos, conforme a tradição da própria instituição, mantendo, contudo, os olhos no futuro, com visão estratégica e prospectiva.

Pioneirismo e tradição são palavras que sintetizam e representam a importância do Mackenzie no sistema educacional brasileiro. Durante as muitas décadas desde a sua fundação, a instituição, agente de uma série de inovações pedagógicas, acompanha e influencia o cenário da educação no país, tendo como uma de suas preocupações principais o ideal de formar cidadãos com capacidade de discernimento e com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem e aptos a intervir na sociedade da qual fazem parte. Mais do que escola de informação, o Mackenzie consolidou-se fundamentalmente como instituição de formação.

Horários

Educação Infantil ao 9° ano – de Segunda à sexta – Matutino: 7h30 às 11h48 / Vespertino: 13h30 às 17h48

Ensino Médio – de Segunda à sexta – Matutino: 7h30 às 12h33 (6 aulas por dia – 30 horas semanais)

Uniforme
Pode ser adquirido no Kantinho 22.  Telefone 3322-9602 e Letmar Confecções 3322-8033

Transporte
Diretamente com a Central de transporte. Consulte lista telefônica.

Conheça o Colégio

Para conhecer o colégio, é importante agendar um horário para que possamos apresentar a estrutura física, bem como a proposta pedagógica da instituição. É importante que esse momento seja prazeroso e, para isso, contamos com sua visita e a de seus filhos.

Teremos prazer em atendê-los!

 Aguardamos sua visita!

Rua Prefeito Frederico Bush Jr, 455 – Garcia – Blumenau SC

Fone: 47 33223040 – secretaria@portalshalom.com.br